O cloro é o produto mais tradicional para desinfetar a água da piscina. Porém, ao mesmo tempo, ele pode trazer certos inconvenientes. Algumas pessoas, por exemplo, sentem que têm alergia ao cloro da piscina. Essa “alergia”pode acontecer caso o nível de cloro na água esteja muito alto ou se a pessoa passar muito tempo na água. Ela pode se apresentar como uma pequena irritação ou como algo mais intenso. Pessoas com problemas respiratórios têm que tomar cuidado redobrado.
Sintomas da alergia ao cloro da piscina
Os sintomas de alergia ou sensibilidade ao cloro da piscina podem incluir:
- Irritação nos olhos e queimação;
- Vermelhidão da pele, sensibilidade ou erupção cutânea na pele.
Pessoas com asma ou rinite alérgica podem apresentar outros sintomas. Já que já possuem vias aéreas sensíveis. Eles são:
- Tosse, especialmente à noite;
- Dificuldades respiratórias;
- Espirros;
- Sensação de aperto no peito;
- Coriza;
- Comichão;
- Nariz entupido.
Os sintomas da alergia ao cloro da piscina geralmente aparecem imediatamente. Mas em alguns casos pode levar horas ou até dias para algumas pessoas sentirem os efeitos.
Caso haja suspeita de alergia ao cloro da piscina é preciso consultar um alergista. Esse profissional irá fazer o diagnóstico e prescrever o tratamento apropriado.
E ele vai te dizer uma coisa que pode soar engraçada: Não existe alergia ao cloro.
O cloro não é considerado um alérgeno. Ele não se configura entre os elementos primários causadores de alergias. Na verdade, ele causa irritações que podem ser confundidas com alergias.
Como evitar alergia ao cloro:
Uma opção é trocar o tratamento da sua água, já existem diversas alternativas ao cloro, como por exemplo o desinfetante biodegradável para piscinas, que dispensa o uso de cloro e algicida, com uma fórmula inovadora ele não causa irritações nos banhistas. E sua aplicação é de apenas uma vez a cada 10 ou 15 dias.
Mas caso queira manter o tratamento com o cloro, recomendamos sempre manter o nivel de concentração entre 1,0 e 3,0ppm, isso significa que deve fazer mais aplicações durante a semana, em quantidades menores, para evitar uma alta concentração de cloro na água. No rótulo do cloro escolhido terá a quantidade de vezes na semana que deve aplicar. Também recomendamos uma ducha assim que sair da piscina, para retirar o cloro do contato da sua pele.
Caso persista o sintomas procure um médico.